Uma policial militar de folga salvou uma idosa, de 60 anos, que se engasgou com um pedaço de carne em um restaurante na cidade de Dracena, no interior de São Paulo, na quinta-feira (6). Câmeras de segurança do estabelecimento registraram a ação.
A irmã da vítima, Valéria Bertipaglia, tentou fazer a manobra de Heimlich, mas a mulher não voltava a respirar, até que uma policial militar que estava no local perguntou se podia ajudar.
“Ela percebeu que eu estava fazendo a manobra de maneira errada, então pediu para tentar. Graças a Deus, a policial estava ali naquela hora. Não tenho palavras para agradecer”, revelou a irmã da idosa.
A soldado Lutiele Peralta, do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, foi a responsável pelo salvamento. Ela estava com uma amiga, quando percebeu que a mulher precisava de ajuda.
Em seis anos na corporação, a policial nunca havia atuado em uma ocorrência assim. “A gente passa por esse tipo de treinamento, então na hora é meio que automático. Depois que finalmente consegui fazer com que ela expelisse a carne e voltasse a respirar, a adrenalina passou e eu comecei a me tremer muito. É uma vida”, revelou Lutiele.
Na última sexta-feira (7), a soldado foi até a casa da idosa para garantir que estava tudo bem e foi recepcionada com agradecimentos por parte da família da mulher.
A irmã da vítima conta que essa atitude a surpreendeu muito. “Ela fez questão de saber como a minha irmã está agora, fiquei muito agradecida. Foi muito amável, amorosa e de uma delicadeza extrema com toda a situação”, completou Valéria.
Notícia de: Isabelle Amaral (SSP-SP)
Foto de: Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
ASPOMIL - desde 1997