A Polícia Civil de São Paulo desmantelou um grande esquema de desmanche de motocicletas no centro da capital, apreendendo cerca de 100 mil peças e acessórios automotivos em uma loja na rua dos Gusmões, região central. A operação foi conduzida pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar), ligada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic).
O imóvel de três andares funcionava como um depósito de peças provenientes de motos furtadas e roubadas em São Paulo e na região metropolitana. Entre os itens recolhidos estão motores, escapamentos, baterias, retrovisores, carenagens e pneus. A operação foi o resultado de meses de investigação que monitoraram quadrilhas especializadas no roubo de motos de alta cilindrada.
Durante a ação, realizada na noite de segunda-feira (5), os policiais flagraram a entrega de uma motocicleta furtada. Com viaturas descaracterizadas, os agentes surpreenderam os suspeitos no momento da transação. Apesar da fuga de parte do grupo por rotas nos fundos do prédio, dois homens, de 41 e 42 anos, foram presos. Um deles afirmou ser o proprietário do imóvel.
Além das peças, foram apreendidos duas caminhonetes, oito motos (sendo duas furtadas), cinco celulares, máquinas de cartão, computadores, um bloqueador de sinal e R$ 9,6 mil em espécie. A operação também contou com o apoio de um cidadão que, ao rastrear sua moto furtada, localizou o veículo no imóvel e acionou a polícia. A moto foi recuperada e devolvida à vítima.
Segundo a delegada Leslie Petrus, da 1ª Delegacia da Divecar, os criminosos utilizavam sempre o mesmo modus operandi: desmontavam os veículos durante a noite e usavam disfarces como caixas de isopor com etiquetas de restaurantes para camuflar o transporte das peças.
Os dois detidos já possuíam antecedentes por crimes patrimoniais. A polícia solicitou a prisão preventiva dos envolvidos e continua as investigações para identificar e prender os demais integrantes da quadrilha.
Por Assessoria de Imprensa e Comunicação da Secretaria da Segurança Pública
Editada por: Gabriel Nunes - Redação Aspomil
ASPOMIL - desde 1997